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Está a terminar o período de selecção de manuais escolares. A grelha de avaliação dos manuais pressupõe uma análise qualitativa e comparativa dos diferentes livros. Não me considero capaz de dar um suficiente a um livro e aceitar um bom dado por outro colega a um outro livro que eu não vi. A grelha é demasiado subjectiva, com alguns parâmetros que eu não sei muito bem o que significam, para dar a minha opinião de forma consciente sem analisar todos os livros. O problema é que no 10 º ano há 15 livros para analisar. A minha escola vai reiniciar o 7º ano no próximo ano, e lá está mais uma alta coluna de manuais à espera de análise, e … apesar de no próximo ano não haver ainda 8º ano na escola, fomos informados que também é necessário adoptar manual para esse ano. Felizmente que a maior parte das editoras não sabe e são poucos os manuais que foram recebidos para análise.
Considerando que nas últimas semanas foi preciso elaborar exames a nível de escola, e realizar e corrigir os últimos testes de avaliação, é evidente que pouco tempo restou para fazer a análise impossível.
Escolhe-se o melhor manual? Analisam-se todos com cuidado? É óbvio que não. Mas ainda bem! Assim sempre posso durante os próximos seis anos “rogar pragas” a “quem escolheu este manual”.