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Domingo, 15 de Abril de 2007

Instrução e escolarização

Esta notícia com as declarações de Cavaco Silva, suscita-me alguma reflexão.

O Presidente da República refere o baixo nível de instrução, sugerindo que é necessário aumentar as metas de escolarização.

 

Um dos problemas principais de Portugal nos últimos anos consistiu em terem-se aumentado as metas de escolarização à custa do nível de instrução.

Mais escolarização, só por si, não significa melhor nível de instrução.

O presidente da República misturou dois assuntos que não têm de estar obrigatoriamente ligados.

Um é a taxa de escolarização e a quantidade de anos que os alunos frequentam a escola, adquirindo um qualquer diploma sem ter em conta a forma como foi adquirido e a qualidade das aprendizagens, outro é o nível de instrução, associado à qualidade e quantidade dos conhecimentos obtidos.

A relação entre os dois existe, mas infelizmente tem sido uma relação de proporcionalidade inversa. Se quisermos manter a relação entre estes dois aspectos deveríamos partir para a proporcionalidade directa: a qualidade da instrução aumentar na razão directa da quantidade de escolarização.

Infelizmente neste momento está-se a propor uma grande rapidez de certificação de competências, (equivalentes a nível de escolarização), para apresentar valores estatísticos europeus, sem cuidar do seu significado em termos de qualidade dos conhecimentos que a escola transmite.É apenas para as estatísticas.

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publicado por Paulo às 18:11
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