.links

.posts recentes

. A derrota

. Março de 2007. Lembram-se...

. O Estado a que chegámos

. O próximo passo

. Não será um caso de imped...

. O futuro está aí.

. Será que já batemos no fu...

. Uma acção de formação

. Três notas soltas

. Terminar a tarefa

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

.tags

. (des)informação

. 1º ciclo

. aulas de substituição

. autarquias

. avaliação

. avaliação dos professores

. boatos

. carreira docente

. conselho das escolas

. conselho pedagógico

. dizer bem

. educação para a saúde

. educação sexual

. eduquês

. encarregado de educação

. ensino básico

. ensino secundário

. escola

. escolaridade obrigatória

. exames

. faltas dos professores

. gestão escolar

. horários

. indisciplina

. informática

. josé sócrates

. josé socrates

. manuais escolares

. ministério da educação

. ministra da educação

. política

. políticos

. professores

. programas

. prolongamento do horário

. provas de aferição

. rede escolar

. reuniões intercalares

. sindicatos

. sócrates

. tlebs

. violência nas escolas

. todas as tags

.número de visitas (desde 25/03/06)

Free Website Counter
Free Website Counter
Sexta-feira, 9 de Fevereiro de 2007

Calendário de exames

O calendário  referente a este ano lectivo para os exames do Ensino Secundário não é mau. É péssimo! Sei que existem condicionantes na sua elaboração, mas havia alternativas em relação ao calendário.

É visível que não existe sensibilidade para o drama e pressão que representam os exames para os alunos. É um calendário feito por alguém desligado da realidade escolar e da relação quotidiana com os alunos.

Não é admissível que o exame de Matemática seja no dia seguinte ao de Português. Um grande número de alunos, talvez a maioria, irá realizar estes dois exames.

Como se explica esta calendarização?

Não tem explicação.

No dia seguinte será o exame do Biologia e Geologia. Os alunos que iniciaram a disciplina no 11º ano terão os seus três exames em três dias consecutivos: segunda-feira, Português, terça-feira, Matemática, quarta-feira, Biologia e Geologia.

Este calendário foi pensado?

Não parece. Se foi, ainda é mais grave.

Além de mais, considerando os problemas ocorridos no ano lectivo anterior, muitos alunos do 12º ano estão a preparar-se para  repetir o exame de Biologia e Geologia, ou o de Física e Química, embora me parca que a maior parte está a optar pelo primeiro.

Não deveria esta realidade ter sido considerada? O problema é o desconhecimento da realidade.

Este calendário promove a outra aberração do sistema. Que é os alunos realizarem alguns dos exames na 2ª fase, pensada apenas para casos especiais, mas que serve de alternativa à 1ª. Veremos milhares de alunos a inscreverem-se em  exames, para os quais já sabem que faltarão, obrigando à impressão de milhares de folhas de provas destinadas ao lixo, e à requisição de centenas de professores para vigiarem salas com um ou dois alunos, ocupando todo o espaço escolar e inviabilizando a continuação, por mais uma semana, das aulas do 10º ano.

 Chama-se a isto poupança e racionalização de recursos.

tags: ,
publicado por Paulo às 08:44
link do post | favorito
|
1 comentário:
De Júlia a 10 de Fevereiro de 2007 às 15:46
Não concordo consigo. Lembro-me de ter feito exames em dias consecutivos e isso, na altura (há muito anos), não constituia um problema grave.
As questões que se põem são:
1. Que tipo de exames os alunos vão fazer? Que aprendizagens vão ser testadas?
2. Qual a atitude dos alunos perante os exames?
3. Que tipo de aprendizagens realizaram durante o seu percurso escolar?
A resposta a estas questões pode definir a justeza ou não do calendário de exames.

Comentar post

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30