. Março de 2007. Lembram-se...
. Não será um caso de imped...
. Será que já batemos no fu...
. 1º ciclo
. boatos
. eduquês
. escola
. exames
. horários
. política
. sócrates
. tlebs
Nos telejornais da noite ouvi a ministra da educação em breves declarações à porta de uma escola.
Mais uma vez, repetindo palavras já ditas muitas vezes, refere que é necessário melhorar os resultados da educação. Que não se pode continuar com as taxas de insucesso que existem.
É evidente que a grande preocupação da ministra reside nas taxas de sucesso e nos resultados obtidos. Gostaria muito mais de a ver pôr a ênfase na qualidade das aprendizagens. Como toda a gente sabe o sucesso nas taxas de aprovação não é necessariamente sinónimo de aumento da qualidade.
Convinha apostar nas duas vertentes: sucesso e qualidade.
Apontando nitidamente para a melhoria das taxas de aprovação, sem cuidar da qualidade das aprendizagens, pode perder-se para sempre a qualidade do sistema de educação público.